Fredegunda ouviu de uma amiga
muito querida, a seguinte frase:
"O que são nuvens e chuva,
quando temos o nosso sol particular,
não é mesmo?"
E Fredegunda concordou,
TOTALMENTE!!!
A Primavera está chegando... Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão
Olavo Bilac, poeta brasileiro, autor do Hino à Bandeira Nacional, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista em 1907. Escreveu algumas obras infantis centradas na ideia de civismo, numa missão formadora e patriótica para as crianças. Seu volume de Poesias Infantis é uma coleção de 58 poemas falando sobre a natureza e a virtude. Segundo suas próprias palavras, "era preciso achar assuntos simples, humanos, naturais, que, fugindo da banalidade, não fossem também fatigar o cérebro do pequenino leitor, exigindo dele uma reflexão demorada e profunda".
Escreva bilhetes;
Fredegunda parece um "papagaiofalador", vive repetindo que adora ler os grandes clássicos da literatura, contos de fadas, lenda, parlenda, piada, gibi, jornal, revista, fofocas da tv, letras de músicas, panfleto, bula de remédio, dicionário, receitas culinárias... ufa! Ô bruxa pra gostar de ler! Ela diz que quando a criança aprende a ler e se interessa pela leitura, ela abre a "porta-estrelada-para-o-mundo". A leitura é uma maneira genial de fazer com que todos os conhecimentos cheguem à nossa cabeça. Quem lê aprende a pensar_porque a leitura investe no pensamento_ , entende contextos, desenvolve a criatividade... E Fredegunda, diz "com-todas-as-letras": somente leitura é capaz de formar o tipo de pessoas mais interessantes do planeta, porque leitores constroem relações democráticas, críticas, afetivas, inteligentes... enfim, quem lê, é "hiper-mega-super-antenado!" Quer se tornar uma pessoa mega-interessante? Leia mais!
Apesar de sabermos que a violência aumenta a cada dia, sabemos também, que haverá sempre um enorme espaço para o amor, carinho, sensibilidade e respeito pelo próximo. É possível vivermos momentos de paz, momentos que nos façam repensar sobre nossas atitudes, que nos permitem resgatar muitas coisas belas que nos rodeiam, que nos traz felicidade e, principalmente, que nos faz confiar na nossa capacidade de amar. Portanto, PAZ e AMOR aí, gente!!!