sábado, 19 de setembro de 2009

Paradinha Literária: Manuel Bandeira.

Teresa, você é a coisa mais bonita
que eu já vi até hoje na minha vida,
inclusive o porquinho da Índia
que me deram quando eu tinha seis anos...
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.

Que dor de coração me dava

Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão

Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos,
Ele não se importava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
O meu porquinho-da-índia
Foi a minha primeira namorada.
Manuel Bandeira, brasileiro, um dos poetas nacionais mais admirados, inspirando, até hoje, desde novos escritores a compositores. Poeta lírico, possuia um estilo simples e direto, abordava temáticas cotidianas e universais. Grande conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais.

Nenhum comentário: