segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mico Vocabular!

Quando era mais novinha, Fredegunda adorava usar palavras diferentes... Adjetivar (qualificar) era com ela mesmo! Na verdade, Fredegunda era uma exibida. Lia dicionários para descobrir palavrinhas pouco usadas no cotidiano e "mandava ver" na hora em que conversava com alguém. Uma vez, com muita propriedade, porque sabia o que estava falando, chamou um bruxo-amigo dela de "mentecapto". O bruxo-amigo que ignorava o significado do termo, apenas sorriu. Quando este chegou em casa, rapidamente recorreu ao dicionário e descobriu que Fredegunda o chamara de alienado (mentecapto: louco, doido, aquele que perdeu a razão...). E ele tinha agido como um mentecapto mesmo... foi bem dito! Mas, Fredegunda não conhecia o significado de todas as palavras que usava, nem sempre ela sabia o que estava falando. E esse, era o seu erro.
Uma vez, numa roda de amigos_bruxos, Fredegunda participou de um jogo onde cada bruxo, deveria atribuir dois adjetivos: um positivo e outro negativo à dois amigos sorteados. Fredegunda sorteou os nomes dos dois bruxos e não teve dificuldades em dizer o adjetivo negativo, porém, o outro sorteado era um bruxo muito respeitado, que Fredegunda, inclusive, admirava e achava bem interessante, portanto, ficou escolhendo na sua cabecinha, um adjetivo bem pomposo, bem diferente só para impressionar o tal bruxo... Quando falou o adjetivo positivo na roda, ela notou que alguns riram, outros cochicharam e outros ainda, ficaram sem entender. O bruxo que recebeu o adjetivo "elogioso", fez uma interrogação bastante surpreso: _"Rude, eu?!" Pois é, Fredegunda escolheu o adjetivo RUDE! O vocábulo "rude", significa grosseiro, bruto, inculto, ríspido, estúpido...
Fredegunda só descobriu o significado de "rude" quando chegou em casa. Porque, tal qual o seu amigo, ela correu ao dicionário e descobriu que não havia nada de positivo no que disse ao bruxo. Conclusão: ficou "roxadevergonha"!!! Depois de descobrir que tinha empregado muito mal uma palavra, Fredegunda até hoje, é leitora de significados em dicionários. Foi um mico inesquecível!

Nenhum comentário: