sábado, 16 de outubro de 2010

Sobre a Inveja.


INVEJA: s.f.- Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio. (AURÉLIO)

Quem merece, né?! A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica. Sendo a inveja uma tristeza pela glória do próximo, considerada como um certo mal, segue-se que, movido pela inveja, o homem busque impedir a glória alheia. Isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele: disfarçadamente pela murmuração (fofoca) ou abertamente pela detração.
Geralmente, o invejoso vai além e deseja o mal do outro em todos os aspectos. O invejoso tende a se alegrar quando consegue diminuir o mérito do próximo e, se não consegue seu intento, ele se entristece, fica aflito pela prosperidade do outro. Inveja roxa?! Inveja verde?! Inveja branca?! Conversa de gente invejosa. Inveja é inveja!


A inveja aparece quando a pessoa não percebe o que tem de bom na própria vida e só percebe o que está faltando. Em seguida, começa a desejar o que os outros têm. É um círculo vicioso!
Ele nunca estará satisfeito, porque sempre alguém terá mais que ele. Triste isso, não?!
Todo mundo morre de medo de gente invejosa porque, de algum modo, a "zica" daquela pessoa vaza e sentimos o astral transformado, pesado. O antídoto?! Entregue nas mãos de Deus! Fuja dessa gente!


"Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha. E que prestem atenção: a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde."
(Zuenir Ventura )

Nenhum comentário: