sábado, 23 de outubro de 2010

Ouvir o Silêncio!


Minha amiga Fredegunda, já dizia: "Um dos primeiros segredos da comunicação é saber escutar. Ouvir o outro proporciona a descoberta daquilo que ele pensa, do que sente, dos seus desejos, dos seus valores, permite identificar qual é a sua linguagem. Não adianta falar japonês com quem só entende português, mas às vezes é o que fazemos." E é verdade! Eita bruxinha sabida!
Sabemos que a fala expressa ideia, pensamentos... mas, é preciso que se faça um silêncio interior para que eles se formem, possam amadurecer, sofram mudanças, melhorem.
É comum vermos pessoas que se armam com palavras, primeiramente, para se defenderem, depois para atacarem, enquanto o outro busca em seu repertório palavras para retrucar, rejeitar, e tudo isso sem o menor intervalo entre as falas.
Saber ouvir é uma das técnicas de comunicação mais desafiantes, e das mais ignoradas. Julgamentos e preconceitos também impedem um indivíduo de ouvir o outro. Ouvir sem resistência desperta a atenção e facilita a reflexão. Ouvir o outro, ouvir o silêncio, ouvir a si mesmo.Reflexões desse tipo podem trazer um novo valor ao ato de ouvir. É no silêncio se escuta.

Nenhum comentário: