segunda-feira, 12 de julho de 2010

Esclarecendo...

À MEDIDA QUE OU NA MEDIDA EM QUE?!
***
Observe os exemplos:
***
a) À medida que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros.
b) Na medida em que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros.
***
As duas expressões “à medida que” e “na medida em que” são locuções conjuntivas, ou seja, juntas, possuem valor de conjunção. Portanto, essas locuções têm como objetivo ligar duas orações.
QUAL É A EXPRESSÃO CORRETA?
***
Apesar de funções iguais, “à medida que tem emprego semântico, ou seja, de significado, diferente de “na medida em que”.
À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, logo, expressa ideia de proporção. Esta aí a explicação do por que essa expressão pode ser substituída por “à proporção que”. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação com a mesma de igualdade, de aumento ou diminuição.
Confira:
* Ele foi se acalmando à medida que as boas notícias chegavam.
***
Na medida em que é uma locução conjuntiva causal, logo, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão. Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”.
Veja:
*Nós precisamos ler mais na medida em que crescemos, pois temos maior entendimento ao passar dos anos. (visto que)
Portanto, se ficar em dúvidas, é só substituir as locuções por formas equivalentes e observar se a oração não perdeu o sentido pretendido.
***
Quanto às orações iniciais, as duas estão corretas gramaticalmente, mas, como vimos, possuem sentidos diferentes:
1. À medida que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros. Ou: Tornamo-nos mais maduros à proporção que convivemos com pessoas.
**
2. Na medida em que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros. Ou: Tornamo-nos mais maduros porque convivemos com pessoas.

Nenhum comentário: