quarta-feira, 19 de maio de 2010

Violência: Atentado à Vida.

Não é de hoje_e todo mundo sabe, todo mundo vê_ que a sociedade brasileira entrou no grupo das mais violentas do mundo. O país tem altíssimos índices de violência. Entretanto, são os JOVENS que lideram as estatísticas de violência no país e despontam como geradores e vítimas desse crime no Brasil. Tá chocado?! Eu também...título nada nobre e perfeitamente dispensável, né?! A questão é: Por que esses índices aumentaram tanto nos últimos anos? Onde estaria a raiz do problema? Será que alguém palpita?!
O comportamento violento é para a maioria dos jovens uma tentativa de corrigir o que o diálogo não foi capaz de resolver. Funciona como um último recurso que tenta restabelecer o que é justo segundo a ótica do agressor. A “ação errada”, que antecede a violência, geralmente, é o desrespeito. Consequente das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos... Sabendo-se que o desrespeito é o principal causador de violência, podemos então combater a violência diminuindo essa atitude tão ignorada por nós. Em termos pessoais, a melhor maneira de prevenir a violência é agir com o máximo de respeito diante de toda e qualquer situação, com toda e qualquer pessoa.

Boa educação se faz com corretos deveres e não com direitos insensatos. Precisamos agir com nossos jovens com mais realismo e seriedade para mantê-los longe de problemas, fracassos, marginalidade e violência. Se diminuirmos os ilusórios direitos (causadores de rebeldias, prepotências e desrespeitos) e reforçarmos os deveres, o país não precisará colocar armas de guerra nas mãos da polícia para matar nossos jovens cidadãos (como tem acontecido tão frequentemente).

VOCÊ BATE PALMAS PARA A VIOLÊNCIA?!

Nenhum comentário: