quarta-feira, 10 de março de 2010

Consciência, Sensibilidade e ACESSIBILIDADE!

“A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática, contribuindo decisivamente para um maior reforço dos laços sociais, para uma maior participação cívica de todos aqueles que a integram e, consequentemente, para um crescente aprofundamento da solidariedade no Estado social de direito."
***
"(…)Do conjunto das pessoas com necessidades especiais* fazem parte pessoas com mobilidade condicionada*, isto é, pessoas em cadeiras de rodas, pessoas incapazes de andar ou que não conseguem percorrer grandes distâncias, pessoas com dificuldades sensoriais, tais como as pessoas cegas ou surdas, e ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos.”
***
(Do Decreto-Lei nº163/2006)
***
outras nomenclaturas: *deficiente físico, * mobilidade reduzida
Quando se pensa em acessibilidade a primeira ideia que nos vem é a do acesso dos cadeirantes em rampas e calçadas nas ruas. Acessibilidade é muito mais! Quando eu fiquei hemiparética (sem movimentos) de todo lado direito, senti as dificuldades da falta de acesso começando dentro da minha própria casa. Degraus na entrada, portas estreitas, banheiro sem barras... Além da consciência, precisamos de sensibilidade para entender o sentimento de impotência diante de todos os entraves para acesso. Porque vivi temporariamente esse sentimento, quando precisei sair para hospital, banco, atravessar avenidas..., mesmo sendo conduzida por membros da minha família, percebi o quanto a falta de acessibilidade isola, discrimina, desfavorece, torna dependente e entristece.
***
ACESSIBILIDADE PARA TODOS
EM QUALQUER LUGAR!!!

Nenhum comentário: