segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Lenda do Pinheirinho de Natal.

"Quando o Menino Jesus nasceu todas as pessoas, animais e até as árvores sentiram uma imensa alegria. Do lado de fora do estábulo onde o Menino dormia existiam três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pequeno pinheirinho. Todos os dias as pessoas passavam e deixavam presentes para o Menino Jesus.
_ Nós também devíamos dar prendas ao Menino Deus! - disseram as árvores.
A palmeira logo falou: _ Darei a minha folha mais larga! Quando vier o tempo do calor Ele poderá se abanar e se refrescar com ela!
E eu, disse a oliveira, vou dar óleos perfumados que poderão ser extraídos de mim!
_ Mas o que eu vou dar? Perguntou ansioso o pinheirinho.
_ Você?! Os seus ramos são agudos e espetam. Você não tem nada para dar! - disseram as outras duas árvores.
O pinheirinho ficou triste. Pensou muito em qualquer coisa que pudesse oferecer ao Menino Jesus que dormia, qualquer coisa de que ele pudesse gostar. Mas não tinha nada para lhe dar. Um anjo, que tinha ouvido toda a conversa, sentiu pena da arvorezinha e muito de mansinho, trouxe as estrelas que brilhavam lá no céu, uma a uma, cá para baixo, desde a mais pequenina até a mais brilhante e as colocou nos ramos pontiagudos do pinheiro. Dentro do estábulo, o Menino Jesus acordou e olhou para as três árvores lá de dentro da escuridão da gruta. De repente, as folhas escuras do pinheiro brilharam resplandecentes, porque nelas estavam as estrelas. Que lindo ficou o pinheirinho! O Menino Jesus levantou as mãozinhas, tal como fazem os bebês, e sorriu para o pinheirinho que com suas folhas brilhantes iluminavam a escuridão da noite. E assim o pinheirinho ficou sendo, para todo o sempre, a Árvore de Natal."
***
(História Tradicional Inglesa -
Retirado de Jogos de Língua Portuguesa -
Porto Editora)

Nenhum comentário: