sábado, 7 de novembro de 2009

Papo Sério: A INTERNET!

Todo mundo já sabe que a INTERNET é um meio de comunicação que propicia, como num passe de mágica, a interligação de pessoas no mundo todo. É realmente, ma-ra-vi-lho-so! Sem contar, que podemos encontrar soluções visando a socialização de informações, de acesso, de serviços, de inúmeros recursos já disponibilizados. De fato, sen-sa-ci-o nal! Mas, conte pra mim,vai: Quanto tempo você fica no Orkut ou Twitter?! E no MSN?! Você consegue imaginar a sua vida sem MSN?! Pois é! E aquelas pesquisas que sempre dão textos prontinhos pra copiar?! Será que você é devoto do “Santo Google” e também dá “salve” para as teclas Ctrl C, Ctrl V?! Vai me dizer que você é desses que se apropria de textos e não dá a devida autoria?!
Você pode tranquilamente usar a Internet aproveitando o que ela traz de bom. Porém, algumas pessoas vivem muito tempo conectadas e se excluem de interações humanas vitais. A Internet tem um papel mega útil em nossas vidas, mas não pode substituir atividades interativas e afetuosas com outras pessoas. Um comportamento cada vez mais esquecido é o das crianças e adolescentes cultivarem seus próprios hábitos, desenvolverem a gentileza, o respeito ao próximo..., além da prática constante da consciência e o desenvolvimento da capacidade crítica. Copiar trabalhos prontinhos e perfeitos NÃO garante aprendizagem, além de ser um comportamento nada ÉTICO. A hora é de refletir, de “acordar”!!! A Internet é um reflexo do mundo real. Assim, quem "navega" fica exposto a tudo de bom e ruim que as pessoas divulgam no sites: pornografia, discriminação, violência, fraudes... Crianças e adolescentes precisam de ambiente humano, real, cheio de boa música, de filmes, de boas discussões com outras pessoas, de entretenimento variado, de atividades apropriadas à sua faixa etária...
Ficar conectado é muito legal, porém, ignorar o valor dos livros, do papel, da caneta, da caligrafia, dos brinquedos, dos amigos, do olho no olho, da vida real é "marcar bobeira" pra vida inteira. Por isso, use a internet, mas não deixe de descobrir e de curtir a vida "aqui fora"!!!

Nenhum comentário: