sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cuidado Com As Suas Atitudes!

Fredegunda leu duas afirmações: "Minha educação depende da sua!", "Minha atitude depende da sua!"; e pediu para eu postar com urgência sobre o que ela pensa sobre essas frases. Vamos lá! Cada um tem a sua própria educação e o seu próprio comportamento cidadão. A educação e a atitude de cada pessoa tem uma profunda influência sobre o seu modo de ver o mundo e sobre o modo de levar a vida. Existem 4 palavrinhas importantes que devemos conhecer: Ética, Educação, Cidadania e Autonomia.
Tentarei colocar de maneira conceitual e simples... Ética é o que chamamos de moral e também, os julgamentos de valores; Educação é o comportamento de polidez, de cortesia; Cidadania é o comprometimento com os deveres e direitos de viver em sociedade e com o ambiente (lugar, natureza...); Autonomia é a liberdade moral, intelectual e decisória de cada um.
Educação e atitude realmente fazem diferença quando há o entendimento das 4 palavrinhas acima. Cultura não é tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em sua vida. Portanto, não saia repetindo ou reproduzindo o que ouviu por aí sem saber. Procure informação sobre o sentido e significado das coisas.

Nenhum comentário: